5 ATITUDES PARA REDEFINIR A SUA VIDA

Uma imagem com pessoa, propriedade, parede, interior

Descrição gerada automaticamente

Metas para a vida: confira 5 passos de como redefini-las e alcançá-las!

De certeza que já se confrontou várias vezes ou, direi eu, muitas vezes, com a impossibilidade de alcançar algumas das metas que definiu para a sua vida, ou se for como a maioria das pessoas nem estabelece metas para não ser confrontado com o fracasso. Há as metas a longo, médio e curto prazo e, independentemente do prazo nem sempre é possível alcançá-las, umas vezes por limitações enfrentadas no momento, outras por limitações externas que escapam ao nosso controle.

Aqui, como em tudo na vida, é importante não perder o foco e continuar a procurar atingir esses objectivos mesmo que, momentaneamente eles pareçam inatingíveis. Dificuldades surgem sempre na vida, agora a forma como lidamos com elas é que nos define e nos faz avançar para um lugar melhor, faz crescer e evoluir. De nada adianta ficarmo-nos lamentando pelos fracassos e não buscar os sucessos.

Para isso deixo aqui 5 atitudes/dicas que destaco para o ajudar a lidar com esta situação quando esta surgir, que irão certamente ajudá-lo a aprender com os seus próprios erros e a atingir as suas metas, tanto pessoais como profissionais.

1. Analise suas falhas

A verdade é que não é fácil admitir os nossos próprios erros quando verificamos que as nossas metas não foram atingidas. No entanto, é essencial ser humilde e deixar que o bom senso se instale para reconhecer esses equívocos. Para haver mudança e crescimento pessoal temos que sair da nossa zona de conforto e este é um primeiro passo para isso mesmo, um primeiro passo para algo imprescindível para o nosso crescimento pessoal e profissional: o autoconhecimento.

Quando analisamos os nossos próprios erros conseguimos detectar qualidades e defeitos, parte essencial e crucial para analisar aquilo que podemos ou não fazer em determinado momento. Além disso, o autoconhecimento permite-nos avaliar o que fizemos de errado e pensar em soluções para conseguir melhores resultados.

2. Enumere os pontos de melhoria

Ao analisar os erros cometidos por meio do autoconhecimento, estamos em condições de visualizar os fatores a serem melhorados, em termos pessoais e profissionais. Então, procure enumerá-los em listas separadas, apontando ações para eliminá-los e, também muito importante, dê um prazo para concluir essa atividade.

Ter em mente o que se deve fazer para, na pior das hipóteses, minimizar possíveis falhas é um ótimo caminho a ser seguido. Afinal, lembre-se: as suas metas para a vida serão mais fáceis de serem alcançadas se você tiver foco na melhoria contínua.

3. Reflicta sobre as suas metas

Quando não atingimos um determinado objectivo é perfeitamente natural que fiquemos frustrados. Mas, há que pensar se esse objectivo se mantêm actual, se continua a ser um objectivo. Por exemplo, questione-se  se concretizar uma acção planeada há 2 anos atrás, fará sentido actualmente. Há que reflectir sobre essa resposta pois, ela é necessária para elaborar uma estratégia viável para estar melhor consigo mesmo, mais feliz em termos pessoais e profissionais.

Pense bem: não adianta de nada esforçar-se para atingir algo que não vai agregar absolutamente nada na sua vida, certo? O ideal, portanto, é buscar iniciativas que façam de você uma pessoa mais humana, inteligente e saudável, como um todo.

4. Redefina a sua trajectória

Ao refletir sobre os seus objetivos, você tem a possibilidade de redesenhar o próprio caminho que quer tomar. Em outras palavras, você pode pensar num novo rumo a seguir para obter uma performance mais relevante no campo pessoal e no profissional.

Imagine que você definiu, por exemplo, que pretendia estudar uma língua estrangeira 3 horas por semana. Mas isso não foi possível, porque você passa muito tempo no trânsito e chega a casa cansado e sem vontade de estudar. Nesse caso, que tal optar por um curso on-line, em vez de um presencial? Assim, você pode acompanhar e rever os ensinamentos no momento e no lugar que considerar adequados, desde que tenha acesso à internet.

5. Tenha vontade de mudar

Por fim, por mais que haja reflexão, planeamento e ideias claras e viáveis para se tirar do papel, a determinação é peça-chave para o sucesso de qualquer pessoa. Você precisa ter vontade de ser melhor a cada dia e superar os seus próprios limites.

Caso você pretenda que suas metas para a vida sejam relevantes e o ajudem a alcançar um novo patamar, em todos os sentidos, a mudança deve ser vista como algo positivo. Não se esqueça: isso é indispensável para você evoluir e estar melhor consigo mesmo!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.